O que causa a Doença de Parkinson

Dentre as doenças que podem se manifestar como parkinsonismo (tremor, rigidez, bradicinesia e alteração do equilíbrio) a doença de Parkinson é a mais comum. Outras causas são:

  • Medicamentoso (vertigens, doenças psiquiátricas)
  • Intoxicações (monóxido de carbono, manganês)
  • Problemas circulatórios cerebrais
  • Lesões traumáticas cerebrais
  • Outras doenças degenerativas: Parkinson atípico

Os sintomas ocorrem devido a uma degeneração de neurônios que contém dopamina. A dopamina é um neurotransmissor (substancia química) e é responsável por transmitir mensagens entre células nervosas. A redução da dopamina ocorre em uma região dentro do sistema nervoso central que é denominada parte compacta da substância negra localizada no mesencéfalo. A dopamina é enviada para outra região do cérebro que se chama corpo estriado, formando a via nigroestriatal.

A dopamina é responsável pela realização dos movimentos voluntários automáticos, ou seja, são movimentos que não pensamos para realizar e uma vez estando a dopamina diminuída, os movimentos se tornam difíceis de serem realizados.

A depleção das células dopaminérgicas precede por muitos anos o aparecimento dos sintomas. Para que estes se manifestem, é necessário que cerca de 70 – 80 % do sistema dopaminérgico nigro estriatal esteja lesado.

Outras regiões do cérebro também estão acometidas e também outras substâncias e que são responsáveis pelas alterações denominadas não motoras que também acontecem na doença.

A causa desta degeneração das células dopaminérgicas ainda é desconhecida. Com o envelhecimento existe uma perda destas células nervosas, de uma maneira menos lenta do que ocorre na Doença de Parkinson. Muitas pesquisas têm sido feitas e acreditamos que vários fatores estão envolvidos como fatores ambientais, genéticos. Apesar de existirem formas hereditárias da doença de Parkinson, cerca de 20%, especialmente em casos de início mais jovem, a genética não explica a maioria dos casos .

Dr. Nasser Alam – NeurologistaDr. Marcos Vinícius Della Colleta – NeurologistaDr. Márcio da Cunha Andrade – NeurologistaDr. Roberto César Pereira do Prado – NeurologistaDr. Renato Puppi Munhoz – NeurologistaDr. André Dalben – NeurologistaDr. Delson José da Silva – NeurologistaEva Wilma

Nuvem de Tags

Depoimentos (21)
Destaques (1)
Dicas e Orientações (28)
Notícias (37)

WP Cumulus Flash tag cloud by Roy Tanck requires Flash Player 9 or better.

Sintomas

Alguns sintomas podem aparecer antes das manifestações motoras como a diminuição do olfato, sintomas depressivos, alterações do sono, constipação intestinal. Saiba mais